sexta-feira, 8 de junho de 2012

FANATISMO

Sempre digo: o fanatismo é a pior doença mental que possa existir. Seja lá qual for o tópico que ele, o fanático escolha para discutir gera polêmica e, tal discussão nem sempre acaba em pizza.
Times de futebol, por exemplo: eu não vejo nada, absolutamente nada de inteligente. O jogador nasce num estado brasileiro, mas, joga num time de outro estado e, às vezes até em outro país. Isso para mim não tem nexo. Qual é o melhor time? Não existe. Times que ganham também perdem e, tanto perdendo como ganhando (isso é o jogo) os fanáticos se reúnem e o que predomina é a pancadaria e, tudo por causa de um maldito jogo. Queria entender que prazer é esse.

Por outro lado temos os fanáticos religiosos. Alguns mal sabem ler e escrever e já estão aí na praça dando uma de doutores das leis sagradas. Distorcem a palavra de gire (a Bíblia) como se estivessem falando do gibi do cebolinha. Não estudaram teologia, muitos nem sabem nem o que é isso. Aqueles que estudam também não ficam na vantagem não, exatamente por serem fanáticos.
Se você entrar em qualquer igreja, seja ela evangélica ou não, vai encontrar um sábio, um louco, um entendido ou os três em um. Como a grande maioria teme a Giré na intenção de ganhar o céu quando daqui partirem, as igrejas ficam lotadas. Os pregadores movidos pelo fanatismo falam coisas sem nexo e o povo vibra movido pelo espírito do fanatismo dos fanáticos.
A Bíblia foi escrita há muito tempo por cerca de aproximadamente 40 homens. Ela não pode ser interpretada assim, de qualquer maneira. Naquele tempo povos de diversas raças tinha seus hábitos, seus costumes. Sabemos que traduções exatas não existem. Cada um aprende a sua língua. O que aqui pra nós é comum para um muçulmano, por exemplo, é crime. Como é que o camarada vai querer comparar aramaico, hebraico e grego com nossa língua?
É exatamente por esta razão que existem tantas religiões espalhadas pelos quatro cantos da terra. Cada um interpreta a bíblia de um jeito na intenção de agradar a gire. Eu te pergunto: será que agrada?


Política também é outra palhaçada. O povo não se cansa de apanhar. Tem que admitir que seja masoquista. Adora sentir o cheiro da podridão da carniça. É impossível segurar o vento, mas você pode prendê-lo dentro de você por instantes e isso sim é pura verdade. Crer em promessas de fanáticos mentirosos seja eles políticos ou não é como gostar de cheirar peidos. Se este é o seu caso meu amigo e minha amiga mude rapidamente sua forma de pensar e agir ou vá abraçar a carniça no inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário