quarta-feira, 4 de julho de 2012

DOUTOR BOA RESPONDE (PARTE 6)



Meu nome é Maria Aparecida, tenho 57 anos. Sou uma mulher muito religiosa e tenho uma fé fervorosa em Deus. Vivo numa solidão constante. Sou solteira, nunca me relacionei com ninguém e também não quero; não tenho amigos, por isso, moro só. Acho que meus desejos nunca serão realizados e eu só queria ser feliz: sair do aluguel e pagar minhas contas, só isso, Doutor.
DR. BOA:
Maria Aparecida é lamentável o que vou lhe dizer, mas, a sua vida é um sortido. Você afirma que é uma mulher religiosa e que também tem uma fé fervorosa em Deus. Eu lhe pergunto: De que vale tudo isso se, por opção própria você escolheu a solidão? Às vezes, nossos desejos não se realizam porque só pensamos em nós mesmos. Parece-me que esse seja o teu caso, minha cara. Para ser feliz é necessário conquistar a felicidade e não é exatamente o que você está fazendo. Ser religiosa e ter fé não quer dizer nada quando se sente só, vazia. Para sair do aluguel e pagar suas contas tem que trabalhar muito, bela. Ou então, ore a Deus (já que a tua fé é fervorosa) para que Ele te envie um homem rico e, seus problemas, pelo menos os da ordem financeira estarão resolvidos, ok?

Meu nome é Joaquim, tenho 60 anos. Trabalhei muito na minha vida. Hoje, sou aposentado e vivo na miséria. Tenho oito filhos e, todos eles estão bem e bem casados. Nenhum deles me ajuda. Sou um fracassado. Nem mesmo uma casa própria eu tenho; moro de aluguel, Doutor.
DR. BOA:
Joaquim, o que é fracasso? O que existe dentro de cada um de nós chama-se “vida”, e, ela, não é um fracasso. No percurso de sua vida o que você criou além de seus oito filhos? Eu presumo que nada. A alegria está em criar, no sentido de crescer. Você simplesmente não criou, não cresceu e, por isso, sente-se hoje um fracassado. Se nenhum dos seus filhos te ajuda é porque existe algum motivo, antes de eu chamá-los de ingratos. Será que você soube educá-los? Creio que não. Você não tem uma casa própria porque foi um conformista boa parte de sua vida; hoje, não tem o direito de cobrar nada do passado porque ele está morto. Caso você tivesse lá atrás, uma dosagem de ambição não estaria hoje na miséria. Pare de se lamentar que, com certeza será bem visto e bem quisto, principalmente para com os seus filhos. Não os peça nada. Ninguém é obrigado a sustentá-lo. Respeite a vida e, ela sim, te dará plena felicidade por méritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário