quinta-feira, 17 de maio de 2012

O TAMANHO DA DOR

Certa vez uma menina sábia me disse: “Sua dor é você mesmo apenas. Não existe dor maior ou menor do que nada. O que existe é medo porque você o deixa florescer dentro de você”.
Discordei daquela menina sábia de apenas 15 anos, mas me calei naquele momento e fiquei imaginando: “Que dor poderia ser maior ou menor do que nada? Seria uma dor insuportável de dente, garganta, cabeça ou a dor insuperável de perder um ente querido, um filho talvez? O que essa menina sábia quis me dizer quando se referiu a dor sem medidas e ao medo florescente?”
Visitei hospitais diversos e notei ali que cada interno tinha uma dor diferente. Alguns é claro, com dores tão intensas que somente a morte poderia dar fim nelas; visitei asilos diversos, conversei com muitos idosos e pude notar que cada um deles tinha uma história diferente, ou seja: uma dor diferente.
Não! Aquela menina sábia estava completamente enganada quando me disse que não existe dor maior ou menor do que nada. Ela não ouviu as histórias que eu ouvi e nem sequer chorou tomando para si a dor imaginária de um daqueles internos, se bem que é impossível imaginar a dor sendo ela maior ou menor.
Hoje, eu diria a ela que tudo na vida tem um preço e este preço, sem dúvida pode ser maior ou menor. Aquilo que semearmos, com certeza colheremos um dia. Se na vida tudo o que soubemos fazer foi amar (e isso é difícil), então teremos a recompensa do próprio amor que também tem medidas.
Para a medicina avançada dores de cabeça, dente, garganta, etc. não são problemas de difícil solução. Elas podem ter cura. A dor da perda, do abandono, da mágoa, etc. estas sim são um problema de difícil solução para a medicina. O doente pode até mesmo ler um bom livro, assistir um bom filme, ouvir bons conselhos, etc., porém, se dentro dele existe uma dor, esta dor é dele e de mais ninguém. Somente ele sabe da medida exata da sua dor. Lembrar, chorar, amar, sofrer, calar não é sinônimo de fracasso, pois quando lembramos, choramos, amamos, sofremos e calamos é porque sentimos algo dentro da gente. Tudo isso é muito forte, tão forte que nos supera, floresce muito mais do que o medo. Tudo isso é amor, menina sábia. Pode ter certeza de que o amor tem dosagens, limites e medidas assim como a dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário