sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PROFESSOR DE INGLÊS



Juarez era professor de inglês, isto é: era o que ele dizia a todos, entende? Sertanejo porreta tinha um cabeção que me tia medo nas cabecinhas. Nascido no sertão do Ceará foi tentar a vida no sul brasileiro. Chegou a Vacarias, interior do Rio Grande Sul, distância de 240 km da capital Porto Alegre.
Juarez dava aulas de inglês pras gauchinhas. As mocinhas iam até o barraco que ele alugou e saíam de lá alegrinhas, sô! O homem parecia ser bom de língua mesmo.
Valdivino, um gaúcho muito desconfiado e, por sinal, pai de uma das mocinhas foi até lá, no barraco de Juarez conferir, se o mesmo era realmente um professor de inglês. Bateu palmas no portão e, Juarez o mandou entrar.
- Tu és mesmo professor de Inglês, tchê?
Juarez olha para o botinão de Valdivino e responde:
- Yes, I be.
Vivaldino não entende.
- O que significa esse “be”, tchê?
Juarez se enrola todo e deixa escapar um peido.
- Depende do “be”. Pode ser abelha (aquela que faz mel), como pode ser “be” (abelhudo) de Bee Gees, ou pode ser do verbo “to be” que significa na gramática inglesa: “Sou ou ficou”.
Vivaldino fica admirado.
- Estou vendo que tu conheces mesmo a língua, tchê! Como se diz: “Papai me ama” em inglês?
Juarez se enrola todo, deixa escapar mais um peido e responde:
- “Fodes my love you”
O gaúcho Vivaldino fica admirado.
- Quer dizer que “fodes” é papai?
Juarez responde:
- Sem dúvida. “Dí verdadeirou fodes love you”, ou seja: “O verdadeiro pai ama”.
- E como se diz: você é pai?
Juarez deixa escapar mais um peido e diz:
- You do is fodes.
Vivaldino dá um aperto bem forte na mão de Juarez e diz:
- Estou vendo que tu, tchê, é um homem estudado demais. É pegar ou largar: quer se casar com minha filha Magali, sua aluna?
Vixi! Magali era bonitinha demais. Era um “pêssego” e, Juarez adorou a proposta, é claro.
- É claro que quero, meu senhor! Mas, será que ela vai me querer?
- É o sonho dela se casar com você, tchê! Por isso é que estou aqui. Os padrinhos dela são ingleses e estão chegando da Inglaterra e só um homem como tu, tchê, poderá traduzir o nosso bate papo.
No dia seguinte, Juarez, logo pela manhã, arruma todas as suas muambas e desaparece daquela cidade e nunca mais foi visto por ninguém, sô! Ele não falava inglês coisa nenhuma e, é claro que ficou com medo dos padrinhos da linda Magali. Jamais queria conhece-los.
Valdivino consola sua linda filha Magali que não parava de chorar.
- Tu achas minha filha que aquele sujeito conseguiu me enganar? Um gauchão velho e sábio como eu. Não tem como enganar não, tchê! Quando falei para ele que tu tinhas padrinhos ingleses, notei que ele se assustou. Seus padrinhos são Tonico e Tonica, os gauchinhos. Esse tal Juarez deve de ser o próprio inglês e, como lá na Inglaterra é tudo pequenininho, ficou com medo de ser reconhecido. Esse Juarez é um sábio inglês, pode apostar que é, tchê!
Magali ficou tão irritada com seu velho pai que não parava de falar que lhe desrespeitou e, feio. Desceu seu shortinho de lycra, mirou seu bundão bem na cara do pai e soltou um peido volumoso e acumulado há horas dentro de seu ventre. Vixi, sô! Que menina má criada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário