sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CAUSOS DA VELHA ADÉLIA (1) O BOBO


Tarveiz muito dóceis nunca viru de pertu o que qué um bobo de verdadi. Um home besta que num sabi falá dereitu, um anarfabetu que num sabe nem lê leitora, nem iscrivinhá letrura. Um retardadu que passa o dia coçano a bunda, as bolas do sacu; tirano meleca do narizi, rotano e sortano peidu deversus: doci, azedu, amargu e salgadu. O bocó inda fica rinu como uma caipera que é.
Diogo já naceu bobo. Deidi nenê jéra isfomiado. Conseguiu rança o bicu duma das tetas de sua mãe numa mamada. Coitada. Gordo feita uma sapa gráveda, só quiria cume. To pra dizê que uma persoa que comi muito só podi di sê boba.
Diogo creceu vagabondo. Num fazia nada pra Judá Júlio e Júlia, seus pai que trabaiava na roça. Os coitadu chegava in casa cheio de calus nus pé e nas mão e cuma fomi de imbreão e se deparava cum aquele balanga tocu cerveja locu, sortano peidu e rinu feitu um cavalu gordu. Que nojo! Inda zombava de seus pai:
- Seus bobo. Cêis tem que trabaiá pra sustentá Diogo, o gordu.
Que emondice de home! Vagabondo que já berava quarenta anus e nonca trabaiô na vida. Era um felho da pota.
Eu to pra dizê, fico aqui me assuntano que inté uma mardição dessa como o bobo Diogo pode di dá sorte na vida.
Sorgiu lá nu sertão de Menos, donde morava o bobo uma perfessorinha muito bunita e rica e, mesterioramente se paixonô pelo bobo. Pediu ele em namoro. Cêis sabe qué que Diogo feiz? Viro as costa prela, baxô seu carção e coeca e sortô um peidu. Inda dice:
- Chere meu gáis, Satanais.
Que inurtir! Que animar! Uma moça tão bunita e ele dispensá ansim do nada.
Socedeu que numa manhã de dumingu pareceu por lá uma moça que mais parecia a fome, a seca, uma briga de faca ou foice e, pediu os pé de Diogo in casamentu. Ele respondi:
- Claro que cazo cocê o ocê vai mora mais eu im minha casa. Vai drumi debaxo do corbertor e cherá meus peidu.
Coitados dos pai de Diogo. Tiveru que trabaiá drobado pra sustentá esses jato de lava cu. Ficava coçano a goiaba bichada e sortano peido e rinu o dia todo. Contá esse causo me dá uma réiva.

doutorboacultural.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário