domingo, 25 de agosto de 2013

O JUÍZO FINAL


Enfim, a profecia das Escrituras Sagradas se cumpriu. O grande dia temido por muitos chegou: O Juízo Final. Quando os anjos tocaram as trombetas nos céus, nações de toda a terra entraram em pânico. Houve grande batalha nos céus e a terra foi atingida. Muitos procuravam morrer, porém, a morte fugia deles. (Apocalipse 9:6) O Filho do Homem (Jesus Cristo) havia dito há milênios atrás que um dia voltaria e levaria consigo a sua igreja e isto se cumpriu. (Apocalipse 22:12).
Havia nos quatro cantos da terra muito choro e ranger de dentes. O Espírito Santo, (a força ativa de Deus) foi retirada da terra, não era mais o Consolador dos humanos. Era tarde para que as pessoas se arrependessem de seus pecados cometidos no percurso de suas vidas. Todos aqueles que amaram e praticaram a mentira; que se adulterou, se prostituiram e cometeram injustiças prestariam contas com o Autor da Vida, o único Deus verdadeiro e Altíssimo sobre toda a terra. Só existiam agora duas opções: a salvação e a condenação. Havia um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. Havia mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono e, abriram-se uns livros, e abriu-se outro livro, que é o da vida, e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. (Apocalipse 20: 11 e 12).
Os salvos gozariam de uma vida eterna numa nova terra paradisíaca conforme escreveu o salmista Davi há milênios (Salmos 37:29) e também disse Jesus no sermão da montanha (Mateus 5:5); os condenados seriam lançados num lago de fogo e enxofre (simbólico) que significa a morte eterna, como descreve as escrituras. (Apocalipse 20:14 e 15).
Deus que é puro amor, sem dúvida, estava muito triste, pois, devido a sua bondade infinita queria que todas as suas criaturas se salvassem, porém, jamais, sua palavra voltaria a ele vazia sem antes fazer o que lhe apraz. (Isaias 55:10). Os mansos de coração poderiam vê-lo, (Mateus 5:5), porém, muitos não, mas, poderiam ouvi-lo:
- Amei o mundo de tal maneira, que dei meu Filho Unigênito para que, todo aquele que nele cresse, não perecesse, mas, que tivesse a vida eterna. (João 3:16).
Jesus, o advogado justo, estava ali à direita de seu Pai, o Grande Juiz, para defender ou acusar a muitos. Uma grande multidão, de joelhos dobrados, clamava aos pés de Jesus:
- Senhor, fizemos muitos milagres em teu nome!
- Sim! Expulsamos demônios também em seu nome.
Jesus responde:
- Acaso não lestes nas escrituras que Satanás também opera maravilhas e que faz até fogo descer dos céus? (Apocalipse 13:13) Honraram a mim e a meu Pai com seus lábios, porém, com vossos corações não. (Isaías 27:13). Afastai-vos de mim vós obreiros do que são contra a lei porque nunca vos conheci.
Outro grupo de pessoas protestava:
- Senhor, guardamos o sábado conforme escrito está nos Dez Mandamentos de Deus que foram entregues a Moisés.
Jesus responde:
- Hipócritas! Não entenderam nada. “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas, tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos”. (Tiago 2:10). Eu resumi tais mandamentos do Pai em dois: “Amarás a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a vós mesmos”. (Lucas 10; 27). Fui perseguido por gente como vós desde minha primeira vinda a terra. O Filho do Homem até do sábado é Senhor. (Marcos 2:28). Entenderam agora?

Era um momento de total desespero. É óbvio que ninguém queria ser condenado. Pediam aos prantos para Jesus salvá-los da ira de Deus.

- Senhor, tende misericórdia de nós.
- Perdoe-nos se fomos enganados por preceitos de homens.

Jesus responde:

- Deus não deixa confuso aquele que o busca de verdade. (Provérbios 2: 1-8). Escrito está que haveria um tempo em que os verdadeiros adoradores do meu Pai o adorariam em espírito e em verdade. (João 4: 23). Este tempo chegou.

- Senhor! Senhor! Santificamos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Jesus responde:

- Só há um nome a ser santificado que é o nome de meu Pai. Há milênios ensinei-vos a oração modelo que é o Pai Nosso. (Mateus 6: 9-13).

- Senhor, escrito está que o Pai e o Filho são um.

Jesus responde:

- Hipócritas! Erreis por não conhecerdes as Escrituras. Quando Filipe, um dos meus discípulos pediu a mim que lhe mostrasse o Pai o que foi que eu respondi? “Quem vê a mim vê ao Pai porque eu e o Pai somos um”. (João 14: 8-9). Mais tarde, quando estive reunido com todos os meus discípulos deixei bem claro o que disse: (João 17: 21) Nunca me igualei ao Pai e, pelo contrário, o que vos ensinei? “O Pai é maior do que eu”. (João 14: 28). Todas as obras prodigiosas que realizei quando estive na terra não vinham de mim, mas, sim do meu Pai.

A multidão cala-se e Jesus prossegue:
- Muitos que aqui estão usaram o meu nome para ficarem prósperos. Meu Pai não é o Deus da prosperidade, mas é próspero. Preocuparam em ajuntar tesouros na terra onde a traça e a ferrugem tudo consomem (Mateus 6:19) e esqueceram-se da salvação de vossas almas. E o que dizer de vós mulheres que se preocuparam com suas vestimentas e o não cortar dos cabelos? Não entenderam nada. Para meu Pai o que importa  é a beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo. (1 Pedro 3: 1 a 5). E também muitos de vocês acharam que ganhariam o céu como morada. Onde leram isso? “Nenhum homem subiu aos céus senão aquele que desceu dele”. (João 3:13). “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra a deu aos filhos dos homens”. (Salmos 115:16)
E a multidão voltava a clamar:
- Senhor! Tende piedade de nós! Profetizamos em teu nome falando em línguas estranhas conforme nos ensinou o apóstolo Paulo.
Jesus responde:
- Falar em línguas teve um objetivo específico nos dias apostólicos. Os cristãos primitivos não falavam em línguas desconhecidas nem em línguas dos anjos, nem usavam linguagem ininteligível como forma de oração a Deus, como fazem hoje os pentecostais. Antes falavam em línguas estrangeiras. Movidos pela emoção, pelo fanatismo, vocês acreditaram em suas próprias mentiras. Como poderia o Espírito Santo do meu Pai habitar entre vós se, em vosso meio sempre houve dissensões?
- Vinde para mim vós benditos de meu Pai porque herdarão a terra prometida descrita nas Escrituras Sagradas. Viverão nela para todo o sempre. Sim, todos vós que pregaram as boas novas do reino, não como os hipócritas trazendo vergonha ao meu nome. (Mateus 6: 5-13). Não amaram o mundo, nem no que nele há: examinaram as Escrituras e encontraram nela a verdade (João 5:39). Quanto a vós tímidos, corruptos que amaram e praticaram a mentira serão lançados no grande lago onde está Satanás e seus demônios.
E Jesus absolve também a muitos pedindo ao Pai:
- Pai, perdoe a estes que morreram na ignorância e não conheceram a tua palavra.
E assim, uma das profecias mais lindas escritas na Bíblia Sagrada se cumpriu: “Os mansos herdaram a terra e se deleitaram na abundância de paz”. (Salmos 37:11). “E Deus enxugou dos olhos de seus filhos toda a lágrima e prometeu que nunca mais haveria pranto, nem clamor, nem dor”. (Apocalipse 21:4).


Nenhum comentário:

Postar um comentário